LOCKDOWN EM ITABIRINHA: SEMANA REGISTROU DIMINUIÇÃO DOS CASOS DE COVID19 E AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA COLOCADA À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO PELO GOVERNO MUNICIPAL

LOCKDOWN EM ITABIRINHA: SEMANA REGISTROU DIMINUIÇÃO ...

Sacrifícios conjuntos renderam grandes conquistas para a comunidade

O prefeito Dego Reis (PSDB) chegou ao final dos oito dias de Lockdown instalado em Itabirinha extremamente satisfeito com os resultados obtidos. Embora tenha sido uma semana desgastante em alguns aspectos, com custos à economia devido ao fechamento dos comércios (mesmo que muitos tenham atuado na forma de tele entrega), o sacrifício conjunto rendeu números altamente significativos não só pela diminuição do percentual de casos confirmados em relação ao número de exames realizados ( dos 155 testes realizados só 8 foram positivados durante a semana), como também permitiu que a Administração Municipal avançasse ainda mais na construção de uma infraestrutura de excelência para atendimento dos pacientes contaminados pela COVID19 na cidade.
O decreto assinado pelo prefeito previa a instalação do estado de Lockdown entre 26 de junho até o dia 3 de julho, podendo ser prorrogado por mais sete dias. No entanto, devido aos números obtidos, as novidades implantadas e o constante diálogo com o comércio apelando para que se tornem mais vigilantes na prática da segurança de seus funcionários e da população, Dego Reis suspendeu a manutenção do decreto e a partir deste sábado, 4, o setor volta a funcionar de forma flexibilizada desde que atenda as normas de atendimento previstas em novo documento.
UTI MÓVEL ADQUIRIDA COM RECURSOS PRÓPRIOS
Além da diminuição do número de casos confirmados em relação ao número de exames realizados, um dos grandes momentos da semana foi, sem dúvida, a entrega da mais nova e moderna UTI Móvel de toda a microrregião , adquirida com recursos próprios ao custo de R$ 360 mil, permitindo que o município de Itabirinha passe a contar com uma ferramenta a mais na procura pela oferta de qualidade e conforto a possíveis vítimas da doença na cidade que apresentem riscos iminentes de vida e precisem de um transporte especializado rumo a Mantena ou Governador Valadares.
A unidade conta com todos os equipamentos necessários e exigidos pela medicina atual para que a sobrevida dos pacientes seja assegurada, entre eles cilindros, bombas de infusão e de seringa, ventilador, aspirador de secreção, cardio-versor, ambus reanimadores de pressão, suporte de soro, rádios, oxigênio, cadeira de roda, maca, cabo de força e uma infinidade de outras ferramentas que, a partir de agora, funcionarão como um reforço de peso na estabilização das vítimas durante sua locomoção até às unidades de referência e tratamento.

MAIS CONQUISTAS
Extremamente atento com o avanço da doença pelo mundo e preocupado para que o número de contaminados no município seja o menor possível, o prefeito Dego Reis, em conjunto com os membros da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento da COVID19, não param de ampliar o leque de opções que possam levar agilidade e conforto às vitimas do vírus em Itabirinha. Entre as outras ações estão a formalização da confecção de kits de medicamentos para tratamento da doença (Cloroquina, Prednisona, Loratadina e Azitromicina) a ser entregue àqueles que apresentarem sintomas mais agudos durante o contágio; aquisição de mais testes rápidos; e uma nova e ainda mais moderna organização no hospital São Lucas para pronto atendimento específico aos pacientes acometidos pela COVID19, que estará pronta até este sábado, dia 4. E a Administração Municipal não parou por ai: foram adquiridos mais medicamentos e equipamentos para o hospital local (Bomba de infusão; Cardioversor (desfibrilador); Eletrocardiograma; Monitor de Sinais Vitais; Nebulizador; Cama hospitalar motorizada, com 9 funções) bem como a aquisição de novos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários da unidade durante esse tempo de pandemia.
“Embora tenha sido uma semana atípica para todos nós onde cada um teve sua cota de sacrifício pessoal e comercial, podemos celebrar a diminuição do número de casos positivos em comparação ao número de exames realizados e a utilização desses dias para organizar ainda mais nossa estrutura para o enfrentamento. Precisamos, no entanto ficarmos atento e continuarmos fazendo todos a nossa parte e sermos vigilantes em relação aos princípios de higienização e principalmente a obrigatoriedade do uso de máscaras para não termos que voltar a regredir ao Lockdown. E por fim fica aqui meu agradecimento a todos os funcionários das secretarias municipais de Saúde, Educação e Obras, que estão se voluntariando a auxiliar nesse combate em toda a cidade”, afirmou o prefeito Dego Reis.